Dante Quadra
Durante reunião do Partido dos Trabalhadores (PT) em Foz do Iguaçu, no último sábado (14), a senadora Gleisi Hoffmann informou que o contrato para a construção da ponte ligando as cidades de Presidente Franco, no Paraguai e Foz do Iguaçu, no Brasil, será assinado no próximo mês de julho. Segundo a senadora paranaense, a presidente Dilma Rousseff deverá vir a Foz do Iguaçu para a assinatura do contrato. “A presidente Dilma vai estar aqui no início de julho”, disse Gleisi.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) divulgou em abril o resultado da licitação da empresa que construirá a segunda ponte entre Brasil e Paraguai. A empresa vencedora foi o Consórcio Construbase/Cidade/Paulitec, que cobrará 233.375.000,00 pela obra. O prazo para a conclusão é de três anos, devendo ser concluída em 2017. A segunda ponte será no modelo estaiada e terá a extensão de 760 metros de comprimento sobre o Rio Paraná.
Dilma anunciou a construção da segunda ponte durante visita a Foz do Iguaçu em outubro de 2013, quando inaugurou a Linha de 500 KV, no lado paraguaio da hidrelétrica de Itaipu, que já abastece mais de 25% da demanda total do Paraguai desde que começou a operar de forma experimental.