As famílias atingidas pela chuva e enchentes em Foz do Iguaçu recebem ajuda da prefeitura em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Assistência Social. As ações iniciaram na quarta-feira, 11, na Vila Bancária. Moradores que estavam em área de risco e em casas alagadas foram abrigados no programa “Mão Amiga” e Albergue Noturno. Também foram distribuídos kits de alimentos arrecadados na II Copa Cataratas de Futsal Troféu Centenário de Foz, numa parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Os trabalhos da equipe de assistência social continuam o trabalho e nesta quinta-feira (12), uma ação com cadastramento, remoção de famílias e entrega de kits de alimentos na região do Jardim Jupira será realizada.
Cerca de sete bairros sofrem os efeitos da inundação. Porto Meira, Jardim Jupira,Vila Bancária , Região do Marco das Três Fronteiras, Iate Clube Cataratas, Iate Clube Maringá e o porto de areia também foram inundados. A estimativa é que o número de casas afetadas chegue a 500, a maior parte delas no lado paraguaio.
A terceira maior cheia de todos os tempos
As fortes chuvas que caíram sobre o Paraná durante o final de semana refletiram na vazão do Rio Iguaçu e nas Cataratas do Iguaçu, com um volume de água 30 vezes maior que o normal em questão de horas, choveu o esperado para um mês inteiro.
De acordo com a defesa civil do Paraná é a terceira maior cheia de todos os tempos. Em todo estado até o momento, são 131 municípios em situação de emergência. O número de pessoas afetadas chegou a 492 mil.
Pontes e estradas foram destruídas, casas e cidades inteiras foram alagadas. As enchentes de 2014 já são consideradas uma das maiores tragédias da história do Paraná.
Alerta
A previsão do tempo do Instituto Simepar para os próximos dias é de alerta. Uma nova frente fria passará no final de semana pelo Estado, trazendo chuva e frio para todas as regiões do Paraná. O volume de água deverá ser bem menor do que o da semana passada. No entanto, como o nível de água dos rios ainda está elevado, as defesas civis municipais devem permanecer em alerta para aumento das cheias em algumas cidades.
A previsão é que a chuva inicie na noite de sexta-feira (13), seguindo até sábado (14) a tarde, com nível médio de 30 milímetros por dia. Para a região Oeste, há ainda o risco vendaval. A temperatura deve variar entre 12ºC e 18ºC, de acordo com cada região.
Com assessoria