O município de Santa Terezinha de Itaipu, em conjunto com a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, realizou a campanha de arrecadação de lixo eletrônico na cidade. O eventofez parte das atividades desenvolvidas durante a Semana do Meio Ambiente.
Com a ação, a prefeitura arrecadou mais de cinco toneladas de lixo eletrônico que aconteceu em pontos de coleta no centro da cidade e nos bairros. Este é o segundo ano que a coleta de lixo eletrônico é realizada. O Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Paulo Ruppenthal, destacou que todo o material arrecadado foi vendido a uma empresa especializada, e o dinheiro foi repassado para a Associação dos Catadores de Recicláveis do município.
Paulo afirmou ainda que está sendo estudada a possibilidade de se realizar esta campanha duas vezes ao ano para que as pessoas não fiquem com este material acumulado dentro das casas. “Sabemos que muitos aparelhos têm uma vida útil bastante curta. Estamos estudando a possibilidade e provavelmente até o final do ano teremos mais uma campanha de coleta de lixo eletrônico” destacou Paulo.
Cisterna
Ainda dentro do assunto Meio ambiente, através do projeto de implantação de cisternas nas escolas municipais, realizado em parceria com a Itaipu Binacional, teve inicio esta semana a construção de mais uma cisterna no município. Desta vez a contemplada foi a Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo no Parque dos Estados. A construção das cisternas tem por objetivo, despertar o interesse nas crianças e conseqüentemente nas famílias a importância que tem a preservação e a reutilização da água em nossas vidas.
Duas escolas já possuem cisternas no município, a Escola Municipal Olimpio Spricigo na Região dos Conjuntos e mais recentemente na Escola Municipal Monteiro Lobato no Bairro Santa Mônica, onde já se obteve uma redução de 30% no consumo de água potável nestes estabelecimentos de Ensino.
Com informações de Nésio Boaroli – Foto: Antonio C. Pitondo