A vazão de água das Cataratas do Iguaçu nesta segunda-feira é de 45,7 milhões de litros de água por segundo. O volume é 30 vezes maior que o normal que é de 1,5 milhão. Os números foram divulgados pela Copel, que faz o monitoramento do Rio Iguaçu, onde são produzidos 6.644 megawatts de energia em cinco usinas hidrelétricas ao longo do rio, que respondem por 6,54% da produção de energia do Brasil.
Devido ao grande volume de água, a direção do Parque Nacional do Iguaçu resolveu interditar a passarela de acesso às quedas e os passeios de bote foram cancelados ainda na tarde de domingo, por motivos de segurança.
No lado argentino do Parque Nacional do Iguaçu, o acesso ao Salto Floriano, a maior queda d’agua do conjunto de cachoeiras, também foi interditado. Cerca de um quilômetro de grades desmontáveis sobre as passarelas começaram a ser retiradas, para evitar que fossem arrastadas com a força do rio. Os demais atrativos continuam funcionando.
Mesmo não podendo ir até o final da passarela, onde a vista das quedas é impressionante, o visitante foi recompensando pela paisagem. O volume de água é tão grande que torna o passeio ainda mais emocionante. O Parque Nacional continua recebendo os visitantes normalmente nos dois lados da fronteira.