Por assessoria
Na próxima quarta-feira (11), a partir das 13h30, a Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu sediará o 1º Seminário de Educação Fiscal de Foz do Iguaçu. O evento contará com cerca de 100 participantes.
O objetivo principal é reunir agentes públicos e membros da sociedade civil para discutir estratégias de Educação Fiscal para a Cidadania e sua formalização no município de Foz do Iguaçu.
A Educação Fiscal visa o desenvolvimento de valores e atitudes, competências e habilidades necessárias ao exercício da cidadania, a partir de melhor entendimento da vida em sociedade; da estrutura e do funcionamento da Administração Pública; da função socioeconômica dos tributos; da aplicação dos recursos públicos; das estratégias e dos meios para o exercício do controle social.
Este seminário é a primeira ação conjunta do Grupo de Educação Fiscal do Município de Foz do Iguaçu (GEFM/FI), em fase de estruturação, com representação de membros das Fazendas Federal, Estadual e Municipal, além da Educação Estadual e Municipal. Até o momento, representando a sociedade civil, o grupo conta com participação do Pólo Iguassu.
O GEFM/FI estuda um plano de ações para conscientização fiscal da sociedade iguaçuense com vistas à participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles social e fiscal do Estado.
O evento contará com palestra da Procuradora da Fazenda Nacional, Regina Hirose, que abordará o projeto “sonegômetro” e da Auditora-fiscal da Receita Federal , Ana Zuccaro, que apresentará ao público uma visão da Educação Fiscal no Brasil e na América Latina e expectativas para Foz do Iguaçu. O encerramento se dará com a apresentação da peça “O Segredo da Cidadania”, que há quatro anos faz parte dos projetos de Educação Fiscal da Receita Federal em Foz do Iguaçu.