Após alerta de Itaipu, famílias foram retiradas de bairros considerados de risco na margem paraguaia do Rio Paraná, em Cidade do Leste, no Paraguai. O trabalho de retirada dos moradores começou no domingo, através da prefeitura, governo do Alto Paraná, Corpo de Bombeiros de Itaipu e Cruz Vermelha. Segundo a note emitida pela usina hidrelétrica, o rio aumentaria um metro por hora, alagando cerca de 200 casas no bairro San Rafael, além de outros bairros baixos de Cidade do Leste e Presidente Franco.
A diretora de Ação Social de Cidade do Leste, Magda Gómez, informou que desde as primeiras horas de domingo o município já havia iniciado as preparações para o resgate. “Tínhamos informações extra-oficiais sobre o aumento do nível do Rio Paraná e por isso desde cedo havíamos iniciado o trabalho, informando umas 15 famílias que se encontravam da zona de risco”, disse.
A escola Inmaculada Concepción, no bairro San Rafael, foi utilizada como abrigo pelos atingidos pela enchente. Caso o local não seja suficiente para atender os desabrigados, o município poderá utilizar a capela da Igreja San Agustín.
Já no bairro Remancito, também em Cidade do Leste, a retirada dos moradores da zona de risco foi feita antes mesmo da inundação. Os moradores aceitaram deixar as casa sem problemas. Estima-se que até a noite desta segunda-feira, 200 famílias sejam atendidas pelos órgãos públicos.
Informações Diário Vanguardia