Paraná busca novos negócios com Taiwan

O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio, recebeu nesta quarta-feira (4) o diretor do Conselho para o Desenvolvimento e Comércio Exterior de Taiwan (Taitra), Krist Yi Bin Yen. No encontro eles discutiram a criação de uma missão comercial paranaense para a Ásia e a atração de indústrias taiwanesas ao Paraná.

Monteschio detalhou o programa de incentivos Paraná Competitivo e as oportunidades de investimentos no Estado, O secretário tambpem enumerou pontos fortes do Estado, como a localização estratégica para os mercados brasileiros e de países do Mercosul, a oferta de mão de obra qualificada, a força do agronegócio, o moderno polo automotivo e a rede de universidades e institutos de tecnologia.

“Temos aqui no Paraná o melhor ambiente para negócios em todo o país. Recebemos nos últimos anos investimentos de diversas multinacionais e empresas brasileiras, que somam mais de R$ 30 bilhões”, disse. “Vamos trabalhar para estreitar os laços com Taiwan e iniciar uma relação comercial que pode render bons frutos aos paranaenses”, acrescentou o secretário.

MISSÃO – O diretor da Taitra explicou que as principais áreas de interesse de Taiwan para negócios no Brasil são as de tecnologia, eletrônica e máquinas e equipamentos industriais. “Viemos ao Paraná para estudarmos a realização de missões comerciais para ampliar a rede de contatos dos nossos empresários. Somos a economia que mais cresce na região e estamos entre os 18º maiores exportadores do mundo”, afirmou Krist Yi Bin Yen.

Krist também convidou o Paraná para participar de uma feira de produtos de tecnologia que será realizada em São Paulo, na segunda quinzena de junho. Organizada pela própria Taitra a exposição traz ao Brasil itens de alta tecnologia dos setores esportivos, eletrônico, informática e ortopédico, entre outros.

Taiwan é uma república independente com cerca de 23 milhões de habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 489 milhões e taxa de crescimento de 2,1 % ao ano. Os principais setores econômicos são a indústria de alta tecnologia, serviços e finanças.

Sair da versão mobile