O Iate Clube Lago de Itaipu (Icli) promove neste sábado e domingo, dias 07 e 08, a tradicional Regata Terra das Cataratas, em homenagem ao aniversário de 100 anos de Foz do Iguaçu. A competição na classe Optimist vai reunir 43 velejadores do Projeto Velejar é Preciso (Icli/Itaipu) e cerca de 20 velejadores de Posadas, cidade argentina a 300 quilômetros da fronteira. Na classe Laser participam seis velejadores do Icli e dois de Posadas.
Nesta sexta-feira (06) os velejadores de Icli e de Posadas se dedicam em regatas livres para treinamento. A abertura da Regata Terra das Cataratas será no sábado (07) a partir das 10h30, com a realização de quatro regatas em raia no Lago de Itaipu, em frente à sede recreativa do Icli. No domingo a competição começa às 10h30, com a previsão de mais duas regatas. A premiação está prevista para as 14 horas no hangar do Icli. O coordenador do Projeto Velejar é Preciso, Allan Godoy, afirma que “a programação está sujeita a alterações, pois depende das condições do vento para realizar as regatas”.
Projeto Velejar é Preciso – Desde o ano passado, 120 crianças e jovens participam das aulas teóricas e práticas do Projeto Velejar é Preciso desenvolvido pelo Iate Clube Lago de Itaipu com o patrocínio da Itaipu Binacional. É uma nova fase do projeto que começou em 2001 e já proporcionou uma formação cidadã para mais de 400 crianças, algumas delas viviam em condições de risco.
O convênio assinado, em dezembro de 2012, com a Itaipu Binacional garante o repasse de recursos ao Projeto Velejar é Preciso até dezembro de 2014. O projeto é desenvolvido com crianças que se encontram matriculadas na rede de ensino público da cidade, preferencialmente dos bairros da região de Três Lagoas. As crianças são atendidas com aulas teóricas e práticas no contraturno escolar, de segunda a quinta-feira e nos finais de semana. A equipe principal (Optimist, Laser e Canoagem) representa Foz do Iguaçu nas competições do Paraná, Brasil e em eventos internacionais.
Por Assessoria