As comemorações dos cem anos de Foz do Iguaçu na próxima terça-feira (10), terão como principal atração o desfile na avenida Paraná. O local já está sendo preparado, com a montagem do palco para receber as autoridades e também a área para o público. A expectativa é contar com a participação de cerca de 30 mil pessoas.
Funcionários da prefeitura iniciaram na segunda-feira (2), a instalação do palanque e dos 20 postes de seis metros de altura, onde estarão expostas fotos da linha do tempo do centenário da cidade. Esse trabalho deve terminar até quinta-feira. Por causa disso a via está parcialmente interditada e os motoristas, que trafegam pelo local devem ficar atentos à sinalização, que informa que é necessário reduzir a velocidade.
A avenida será totalmente interditada na segunda-feira (9), véspera do desfile, para instalação das arquibancadas, banheiros químicos e das tendas que serão destinadas para abrigar os pioneiros, idosos e portadores de necessidades especiais. Essa estrutura será instalada em frente ao palco das autoridades. No dia do desfile (terça,10), o trânsito na avenida será impedido no trecho entre a avenida Costa e Silva e a rua José Maria de Brito. Também parte da avenida Venezuela e rua Rosa de Castro Cirilo, estarão fechadas para ser usadas como área de concentração dos participantes do desfile.
Uma extensa e diversificada programação foi montada para o desfile. Cem entidades entre civis e militares irão fazer as homenagens ao centenário. As comemorações começam as 8h45 com o lançamento do selo e do carimbo de “Foz 100 anos”. Na sequência o prefeito Reni Pereira irá declarar aberta a programação dos 100 anos da cidade. Paraquedistas da Skydive saltarão sobre o local do evento para fazer a entrega simbólica da bandeira ao prefeito. Na sequência será feito o hasteamento. O início do desfile está marcado para às 9h20, com a entrada dos representantes da Guarda Mirim, alunos das entidades que atendem portadores de necessidades, Rotary, Centro de Convivência do Idoso e Provopar. Antes da entrada das escolas três aviões farão um sobrevoo sobre a avenida.
A Secretaria Municipal da Educação participará com estudantes de 30 unidades de centros municipais de educação infantil-CMEIs e escolas, que farão uma retrospectiva de todos os ciclos desse primeiro século do município. Depois será a vez das escolas particulares, que serão seguidas de representantes de associações, grupos de dança, desbravadores, aventureiros, escoteiros, clubes e igrejas.
Os militares desfilarão em dois blocos a pé e mecanizado. Eles serão seguidos pelos civis mecanizados com carros, entre eles 100 jeeps, motos e os animais do CTG Charrua. A nova atração turística de Foz, o Vale dos Dinossauros, vai fechar o desfile levando dois gigantescos dinossauros, que estarão em exposição no parque, que deverá ser inaugurado no dia do aniversário do município.
A organização do desfile já conta com a confirmação da presença do governador Beto Richa. Também foram convidados para a solenidade todos os ex-prefeitos de Foz, deputados estaduais e federais, senadores, autoridades dos países vizinhos, os 51 prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – AMOP, autoridades locais e representantes de vários segmentos da comunidade. O receptivo dessas pessoas será feito por doze estudantes do curso de Turismo da Unioeste e dois coordenadores do curso.
AMN