O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, veio à Itaipu nesta quarta-feira (28) para celebrar os 40 anos da empresa e 30 de operação, completados em maio. Na cerimônia, o chefe do executivo paraguaio reinaugurou a galeria de visitantes da Cota 145 e o Mirante do Edifício de Descarga (EDD), atrativos do turismo da margem direita de Itaipu recém-reformados.
Acompanhado pelo vice-presidente Juan Afaro, Cartes foi recebido pelos diretores gerais da Itaipu, Jorge Samek (brasileiro) e James Spalding (paraguaio), e pelos conselheiros paraguaios da binacional.
Na sequência, as autoridades assistiram à Iluminação da Barragem, no Mirante Central da margem esquerda. Cartes não fez declarações públicas durante o evento.
“Assim como comemoramos os 40 anos de Itaipu e respeitamos essa história, temos a missão de assegurar que a empresa se mantenha com responsabilidade e atualização tecnológica, para os próximos 40 anos”, disse James Spalding.
Jorge Samek agradeceu ao presidente paraguaio pela escolha dos conselheiros e diretores e ressaltou a importância da parceria entre os dois países. “Itaipu está muito bem servida”, disse o DGB. “O ano de 2013 é uma prova disso: tivemos uma produção histórica, concluímos a obra da linha de 500 kV e demos continuidade ao desenvolvimento sustentável”, afirmou o diretor.
Na ocasião, as autoridades prestaram homenagem ao primeiro diretor-geral paraguaio de Itaipu (1974-1989), Enzo Debernardi, cujo nome batiza a galeria reinaugurada. Morto em 2008, o engenheiro foi representado pelo neto, Antonio Debernardi.
O projetista da usina e coordenador do consórcio ítalo-americano IECO-ELC, Paul Folberth, esteve na solenidade e recebeu uma comenda. Também foram homenageados o chefe da engenharia da IECO-ELC, Paulo Tininini, e representantes dos primeiros trabalhadores de Itaipu, Ramon Delgado, dos aposentados, Marcos Ojeda, e dos terceirizados, Hugo Aranda. “Nunca me imaginei ser recebido com tantos aplausos. Agradeço à Itaipu por me incluir nessa obra”, disse Paul Folberth.
“Somos gratos àqueles que tiram o projeto do papel e fizeram essa obra, desacreditada na época”, disse Samek. Achavam arrogância querermos construir uma usina maior que as maiores do mundo naquele tempo, na Rússia e Estados Unidos. E hoje somos a maior geradora de energia do planeta”, completou o DGB.
A prefeita de Ciudad del Este, Sandra McLeod de Zacarías, também agradeceu ao presidente e à Itaipu. A cidade terá um investimento da binacional para recompor uma rotatória de acesso a Hernandárias.
JIE