Por Daryanne Cintra
Anualmente o Hospital Municipal em Foz realiza a Campanha da Semana Integrada. A campanha deste ano foi lançada nesta segunda-feira, 26, no próprio Hospital Municipal. O evento contou com a participação da equipe de profissionais do setor de enfermagem e atendimento médico, comunidade e ainda trabalhadores das áreas da saúde que atuam no hospital.
O objetivo principal com a campanha é orientar funcionários, enfermeiros e pessoas que visitam o hospital sobre a importância da higienização das mãos. Conforme explicou o enfermeiro Gil Cristanes, “a ação visa exatamente mostrar para as pessoas que as bactérias infecciosas podem ser transmitidas através da falta de higienização”.
Durante o lançamento da ação, Gil alertou ainda sobre os lugares propícios e de fácil circulação de bactérias e vírus. “Nessa época do ano, especialmente no frio, a aglomeração em ônibus, locais com muitas pessoas, e ambientes fechados onde não haja circulação continua do ar, são lugares propícios para proliferação de vírus e bactérias”.
Ainda conforme disse o enfermeiro à higienização regular das mãos evita doenças comuns nesta época do ano. “A limpeza das mãos pode ser através da lavagem com água ou ainda através do uso do álcool em gel. A partir do momento em que a pessoa higieniza corretamente as mãos, doenças como gripe e conjuntivite, podem ser evitadas”, disse.
Gil lembrou ainda que, embora o uso do álcool em gel seja uma opção para a higienização das mãos, é importante sempre lavar com água corrente e sabão. “O uso do álcool é efetivo, porém a orientação é que seja usado quando não há a possibilidade de lavar as mãos com água”, completou.