Jovens bailarinas representarão Foz no maior festival de dança do Mundo

Foz do Iguaçu terá representantes no maior festival de dança do mundo realizado na cidade de Joiville/SC. As bailarinas da Cia do Corpo Centro de Artes, Isadora Poletti Santiago, de 14 anos de idade, e Yesa Fernanda Nunes, de 13 anos de idade, receberam, na quinta-feira, 22, a notícia da aprovação na seletiva do festival. A dupla que ensaia há um ano para entrar no festival, conseguiu atingir a nota necessária para dançar no palco aberto, nas praças, bairros, shoppings e fábricas da cidade.

A professora de ballet, Magali Garavano, explicou que os vídeos das bailarinas foram enviados em março para Joinville onde passou por uma rigorosa seletiva. “Foi preciso muita dedicação das meninas, e principalmente amor pelo o que estavam fazendo”. Disse a professora.

Magali confessou que sabia que seria difícil todo o processo, “mas também sabia o talento das meninas. ” Ressaltou a professora, e lembrou, que entre os jurados, estava a primeira bailarina do teatro municipal do Rio de Janeiro, Cecilia Kerche.

No ballet há sete anos, Isadora Poletti vai apresentar no palco aberto o solo “Pássaro Azul” do balé de repertório Bela Adormecida. Poletti ressalta que a sensação de participar deste grande evento é indescritível. A bailarina lembrou de todo esforço e dificuldades nos ensaios. “Esta oportunidade é maravilhosa, vamos aprender e conhecer mais sobre a arte”. Disse Poletti. A jovem disse, ainda, que representará Foz do Iguaçu com muito amor, “é um sentimento único”. Finalizou.

Dançando no palco aberto o solo “La Fille Mal Gardée”, do ballet de repertório “La Fille Mal Gardée, a jovem Yesa Fernanda não consegue esconder a felicidade de participar do maior festival de dança do mundo. Também há sete anos no ballet, com apenas 13 anos idade, Yesa disse estar realizando um grande sonho. “Acho que estou sonhando acordada”. Disse a jovem bailarina. Ela também ressaltou o esforço nos ensaios e toda a dedicação, principalmente de sua professora Magali Garavano. “Ela sempre acreditou em nós, sempre acompanhou e direcionou a gente, só temos que agradece-la”. Falou Yesa, finalizando, “meu coração bate forte de felicidade. ”

Esta é a quarta vez que a escola Cia do Corpo Centro de Artes participa do festival de dança em Joinville. Sendo a primeira com o genêro balllet clássico de repertório com os destaques, Isadora e Yesa representaram a escola e a cidade.

Sobre o Festival

O Festival engloba a realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações.

Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento reúne mais de seis mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas numa média de 170 horas de espetáculos, o que inclusive lhe valeu a citação como o Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book desde 2005.

Sair da versão mobile