Fotos: Eli Silva
Guardas municipais participaram nesta sexta-feira (23) de um curso de capacitação para treinamento de manuseio e operação de dispositivo de incapacitação neuro muscular, Taser, que será utilizada pela Guarda Municipal em situações de tumulto, brigas ou até mesmo em pacientes com surto psicótico. O treinamento começou no dia 19 de maio e conta com todo o efetivo do órgão, devendo terminar no dia 29 deste mês.
Os agentes disparam uma descarga elétrica que age diretamente sobre o sistema nervoso do oponente paralisando as ações imediatamente e por um tempo suficiente para imobilizá-lo, sem causar lesões.
Segundo o Inspetor Ioham, as novas armas tem como objetivo servir como uma opção a mais no serviço dos guardas, junto a população. “É um dispositivo de condução de energia, que incapacita totalmente a pessoa atingida”. Ainda segundo o inspetor, não existe registro de que a arma pode causar danos maiores a pessoa atingida, como por exemplo, morte.
A Guarda Municipal de Foz do Iguaçu possui hoje 30 armas não letal e nos próximos meses mais 40 armas fabricadas no Brasil, deverão reforçar o trabalho.
O curso acontece na Secretaria Municipal de Segurança Pública e tem duração de 8h. Cada turma capacita 24 profissionais, sendo 20 Guardas Municipais, dois Policiais Militares e dois Agentes Patrimoniais.