Neste domingo (25) acontece em Puerto Iguazú a comemoração aos 204 anos da Revolução de Maio, que deu início á independência da Argentina. A celebração começa às 8h, quando a bandeira argentina será hasteada no trevo de entrada da cidade e na Praça San Martin, na Avenida Victoria Aguirre, no centro. As 10h, cerca de três mil pessoas participarão de um desfile cívico.
Os festejos começaram no dia 16 de maio e seguem até 31, com o Festival Iguazú en Concierto, nos jardins do Hotel Shereton, no lado argentino do Parque Nacional do Iguaçu. O cônsul da Argentina em Foz do Iguaçu, Alberto Augustin Coto, divulgou uma nota parabenizando todos os compatriotas que moram no lado brasileiro da tríplice fronteira.
Revolução de Maio
Em maio de 1810, teve início no Vice-Reinado do Rio da Prata o processo de emancipação política de seu território em relação à Espanha, numa série de acontecimentos que ficou conhecida como Revolução de Maio. Seguindo a “regra” das colônias espanholas na América, a independência resultou na fragmentação do território: o antigo Vice-Reinado correspondia em sua maior parte à atual Argentina, mas também o integravam partes de Brasil, Chile e Peru, além da totalidade dos atuais Bolívia, Paraguai e Uruguai.
A Revolução de Maio é lembrada nas bandeiras nacionais de Argentina e Uruguai, que contêm o chamado “Sol de Maio”, emblema inspirado no deus do sol inca, Inti. Também faz referência à Revolução um dos pontos turísticos mais visitados de Buenos Aires, a Praça de Maio – que é também o centro da vida política argentina, visto que nela se encontra a Casa Rosada, sede do governo.