Divulgado o resultado da auditoria que apurou possíveis irregularidades em contratos envolvendo a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e empresas privadas no município de São Miguel do Iguaçu. A auditoria interna foi instaurada pela atual administração do executivo da cidade.
O objetivo da investigação era comprovar a legalidade e legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados, quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicamente da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, operacional, contábil e finalista das unidades e das entidades da administração pública, em todos os níveis da administração direta, indireta, autárquica e fundacional.
A auditoria apontou irregularidades em processos licitatórios fraudulentos, falta de publicidade, prática de conluio e formação de cartel, totalizando despesas irregulares que ultrapassam os R$14 milhões ao cofre.
Na tarde de terça-feira, 20, o prefeito Claudio Dutra protocolou a entrega da toda a documentação resultante do levantamento no Ministério Público. A pilha de documentos compreende a conclusão da auditoria e mais sete anexos. Uma cópia também foi entregue pelo prefeito na Câmara de Vereadores. Dutra pediu aos vereadores atenção especial no andamento das investigações.
O prefeito Claudio Dutra baixou decreto instituindo a auditoria ainda no dia 1° de janeiro de 2013. “É um compromisso que nós temos com a população devido às denúncias feitas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, que já investigava a gestão passada desde 2012. Nós queremos colocar as coisas a limpo e saber o que aconteceu”, explicou o prefeito.
Agora, a administração municipal aguarda a manifestação do Ministério Público sobre o assunto.