Milhares de jovens iguaçuenses estiveram na tarde do último sábado (17) reunidos na Palestra de Esclarecimento para o Processo Seletivo do Trilha Jovem Iguassu 2014, ao todo foram feitas mais de 1900 pré-inscrições sendo que deste total 1200 compareceram no auditório do Hotel Golden Tulip Internacional, “o número de inscritos nos surpreendeu e realmente isso só demonstra a importância que o Trilha Jovem tem na formação desses jovens”, afirma Fernanda Fedrigo, diretora executiva do Instituto Polo Internacional Iguassu, o POLOIGUASSU, organização que realiza o Projeto Trila Jovem. Durante o evento, os adolescentes puderam conhecer um pouco mais do curso que está sendo oferecido.
Para a candidata Débora Petkowicz de 15 anos, “o evento foi muito bom porque além de abrir portas abre oportunidades para os jovens”. O Projeto tem o objetivo de preparar jovens para ingressar, permanecer e ascender no mercado de trabalho no setor de Turismo além de ser uma formação pessoal e profissional, nesta edição o enfoque será nas áreas de: Turismo & Atendimento, Alimentos & Bebidas e Hospedagem.
De acordo com a Patrícia Menezes, coordenadora geral do Trilha Jovem “o aluno participante não pagará nada pelo curso e ainda receberá dois vales transporte diários, lanche e uniforme”, agora os inscritos serão convocados para participarem de avaliações através de dinâmicas de grupo, posteriormente eles serão submetidos a uma entrevista individual, depois deste processo, serão convocados os 120 jovens selecionados.
Início do Curso –
As aulas têm a previsão de início em 14/07 e término em 13/11. As aulas são periodicamente de segunda a sexta com aulas complementares aos sábados e tem carga horária de 4h diárias no contra turno escolar, as aulas serão ministradas no Parque Tecnológico Itaipu – PTI.
O projeto necessita de mais parceiros que ajudem doando ou colaborando de alguma forma para a execução do Trilha Jovem. “Vários empresários da cidade já estão sensíveis a esta causa e estão nos apoiando, mas ainda precisamos de muito mais apoio, por isso pedimos aos empresários que nos ajudem porque esta mão de obra qualificada depois será disponibilizada para o próprio mercado, e também conseguimos dar novas alternativas para os jovens iguaçuenses”, lembra Fernanda Fedrigo.