Desde domingo passado (11), 310 presos foram transferidos das carceragens de Distritos Policiais e Delegacias Especializadas de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral para o complexo penitenciário de Piraquara. Destas transferências, 208 foram feitas após determinação do governador Beto Richa para transferir 1.200 presos destas unidades da Polícia Civil para o sistema penitenciário do Estado, no prazo de 60 dias.
“Ao entrar no sistema penitenciário, cada um desses presos recebe seu próprio colchão, cobertor e objetos de higiene pessoal. Trata-se de garantir o respeito aos direitos humanos dessas pessoas, que cometeram delitos e, por isso, estão segregados da sociedade, mas não perderam sua condição de cidadão”, afirma a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.
Para isso, a Secretaria de Segurança Pública está enviando 120 colchões e cobertores por dia para o sistema penitenciário e encaminhará também kits de higiene pessoal e alimentação, conforme acordo firmado com a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
Desde terça-feira (13), data da assinatura do decreto governamental que determinou as transferências, 52 presos por dia foram transferidos dessas unidades das unidades da Secretaria da Segurança Pública para a Casa de Custódia de Piraquara. Esse mesmo número diário de transferências continuará nas próximas semanas até que seja concluída a retirada dos mais de 500 detentos das carceragens das delegacias da Capital, que serão definitivamente fechadas, num prazo máximo de 15 dias, de acordo com determinação do governador.
Os 52 presos transferidos nesta sexta-feira (16) são oriundos de 12 unidades da Polícia Civil. Vinte e quatro deixaram os 1º, 3º, 5º, 8º e 11º Distritos Policiais e 12 saíram das delegacias de Furtos e Roubos e de Furtos e Roubos de Veículos e, também, da Divisão de Vigilância e Captura da Capital; 10 vieram de Fazenda Rio Grande, três de São José dos Pinhais, dois de Pinhais e um de Paranaguá.
Entre domingo (11) e segunda-feira (12) foram transferidos 102 detentos, sendo 70 da Delegacia de Colombo e 32 da 11ª Distrito Policial de Curitiba.
Após a conclusão da transferência dos 1.200 presos de Curitiba e Região, a Secretaria da Justiça continuará disponibilizando à Secretaria da Segurança Pública 80 vagas semanais para absorver os presos da Capital e de cidades vizinhas.
AEN