Por Daryanne Cintra
Neste sábado, 17, a partir das 14h, equipes do projeto Trilha Jovem Iguassu farão uma palestra orientadora sobre as ações desenvolvidas no Trilha. A ideia conforme explicou a coordenação é apresentar o programa através das áreas de atuação no setor de turismo. O encontro será no Hotel Foz do Iguaçu e a participação é gratuita.
O projeto Trilha Jovem é voltado para meninos e meninas de 16 à 24 anos, que estejam cursando o ensino médio ou que tenham concluído no máximo há dois anos. Além disso, é necessário ter renda familiar de até 2 (dois) salários mínimos. Quem tiver interesse pode fazer a inscrição durante a palestra deste sábado. Basta levar a cópia do RG, CPF e uma declaração de matrícula Escolar.
Conforme ressaltou a coordenadora Patrícia Menezes, após o período de inscrição os estudantes devem passa por um processo seletivo. “Esse processo comporta avaliação do perfil, dinâmicas em grupo e entrevista individual. Feito isso, selecionamos 120 alunos que farão parte das aulas do Trilha Jovem”, disse. As aulas começam no dia 14 de julho e segue até 13 de novembro. As oficinas são gratuitas, e sempre acontecem no contraturno escolar, com atuação de aula presencial, sendo 4 horas por dia.
No Trilha Jovem o aluno passa por três etapas de formação. “Na primeira o aluno conhece o contexto e as informações gerais da área. Na segunda aplicamos os conteúdos técnicos e específicos, como gastronomia, alimentos e bebidas, hospedagem, turismo e atendimento. E na última etapa trabalhamos sobre a formação de um projeto de vida pessoal e profissional, para que o aluno tenha consciência da importância de atuar no mercado de trabalho”, disse Patrícia.
Em 2012, cerca de 90 jovens participaram do projeto, e uma média de 42% teve a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. O Trilha Jovem conta com o apoio da Itaipu Binacional, empresas privadas, serviço público e instituições. Outras informações 45 3576-7112.