Aconteceu nesta manhã de quinta-feira, 15, no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, a continuidade da programação do Curso de Formação Técnica de Bombeiros para Aeródromos- FTBA. Este treinamento ocorre desde abril deste ano, e tem como objetivo capacitar bombeiros formandos no exercício de combate a incêndio, com aulas teóricas e práticas.
No treinamento desta manha, 15, a equipe com 21 formandos esteve em ação. Do corpo de bombeiros, Major Goes, ressalta que o treinamento não visa apenas a Copa do Mundo, e sim todos os dias do ano. “Este treinamento envolve técnicas mais apuradas, uma maior concentração dos bombeiros, usar todos os recursos por abafamento, tanto água, espuma ou pó químico, o que tiver disponível no momento, enquanto outros profissionais se preocupam com as vítimas.” Conta.
O Major explica que existem diversos tipos de incêndios: no caso deste treinamento é o incêndio Classe B, que envolve líquidos inflamáveis. Os profissionais viveram uma simulação de como devem agir neste caso que é diferente do incêndio Classe A, urbano, que não deixam resíduos. “Nosso nível de acerto é de 100%, se o nível for menos do que isso, então estamos pecando e comprometendo vidas humanas”. Disse.
Segundo Goes, a frequência de treinamento normalmente acontece mensalmente, ele relatou que depende da agenda da Infraero, que disponibiliza recursos para poder realizar o trabalho. Parte dos formandos deve permanecer no Aeroporto de Foz, outra parta deve seguir para outros aeroportos.