O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14), a portaria Nº 278/2014, que autoriza a implementação do bacharelado em Medicina na UNILA. Esse é um passo fundamental para que a Universidade possa iniciar as atividades no segundo semestre deste ano, quando serão oferecidas 60 vagas, sendo 30 destinadas a candidatos brasileiros e 30 a candidatos do Paraguai, Argentina, Uruguai e Venezuela.
A autorização desta nova graduação ocorreu de forma bastante dinâmica, principalmente em função da verificação de diversos fatores encontrados em Foz do Iguaçu e que colaboraram para que a implementação ocorresse de forma mais acelerada. Na semana passada, dois avaliadores do MEC estiveram na cidade para averiguar a proposta pedagógica do curso, as instalações para aprendizado, as condições reais de implantação e os equipamentos médicos disponíveis na cidade.
Avaliação
Entre os documentos entregues aos avaliadores, estavam o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), os editais de concursos para docentes da área (ao todo foram 18 vagas para este ano), o projeto da especialização em Educação Médica, e o convênio assinado com a Uniamérica, que vai garantir infraestrutura para o funcionamento imediato das atividades no segundo semestre deste ano.
Os avaliadores estiveram reunidos com o reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho, além de todos os gestores das áreas administrativas e com os membros da Comissão de Implantação do Curso de Medicina.
A agenda dos avaladores compreendeu reuniões internas com equipes da UNILA, visita à Uniamérica para verificação das dependências gerais (salas de aula, biblioteca, auditório) e laboratório existentes para início imediato das atividades (que atendem áreas como bioquímica, farmácia, anatomia, imunologia, hematologia, entre outras), além de estruturas para desenvolvimento de atividades nas áreas de psicologia, enfermagem e tutoria acadêmica.
Seleção de alunos estrangeiros
A partir desta quarta-feira (14) – até 20 de junho – estão abertas as inscrições para seleção de estrangeiros para o curso de Medicina da UNILA. A seleção é válida para candidatos que tenham nacionalidade e residência nos países do Mercosul – no caso, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela – e que já concluíram o Ensino Médio (ou aos que estão em fase de conclusão). Do total de vagas, 50% é reservado para estudantes que realizaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. O edital que disciplina a seleção pode ser acessado aqui. Serão ofertadas 30 vagas.
A inscrição para o processo seletivo é gratuita e deverá ser realizada no site da UNILA (unila.edu.br/selecao-medicina). A documentação deverá ser entregue junto às Missões Diplomáticas brasileiras nos países elencados acima. A avaliação do candidato constará de análise do histórico escolar e terá como critério a média aritmética simples global das disciplinas cursadas no Ensino Médio.
A opção pelos países membros efetivos do Mercosul foi respaldada na Lei de criação da UNILA, mas a tendência é de que futuramente haja uma ampliação para atender aos demais países latino-americanos, afirma a professora. Quanto ao processo seletivo dos brasileiros, a seleção será feita em breve, via SiSU, e utilizará os dados do ENEM 2013.