A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e a Associação de Capoeira Pedagógica (ACAPE) oficializaram uma parceria para o desenvolvimento de projeto social que incentivará a prática da capoeira em Foz do Iguaçu. O objetivo é tirar as crianças e adolescentes das ruas, possibilitando que pratiquem a modalidade esportiva no contraturno escolar. Uma reunião nesta terça-feira (13) entre o secretário Anderson de Andrade e os responsáveis pela associação, Fabio André Castilha e Keilla Cristiany Schmidt, selou o acordo.
Há cerca de um mês, a ACAPE foi declarada de utilidade pública, conforme lei Municipal nº 4220, após ser aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Reni Pereira. Para o secretário de esportes Anderson de Andrade, o trabalho desenvolvido pela ACAPE é conhecido e merece respaldo. “Sabemos da seriedade e o comprometimento do Castilha e da Keilla, bem como de toda a equipe. Daremos o apoio necessário para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade”, falou Andrade.
A associação atende aproximadamente mil crianças, sendo que 20% pertencem aos projetos sociais. “Realizamos um trabalho voluntário na cidade desde 2005, mas agora estamos recebendo o reconhecimento do poder público. Seguiremos com os nossos propósitos e incentivando a garotada já a partir dos três anos de idade”, disse Castilha, informando que durante o mês de maio a associação está desenvolvendo uma campanha de arrecadação de roupas e calçados que serão destinados a entidades assistenciais do município.
Por PMFI