Nesta manhã de segunda-feira, 12, aconteceu na Câmara de Vareadores, uma homenagem ao Dia Municipal do povo Muçulmano. Participaram da homenagem autoridades e empresários da cidade. A autora da proposta, vereadora Anice Gazzaouiu, destacou que a comunidade muçulmana é hoje representada por cerca de 20 mil residentes em Foz do Iguaçu. “Essa comunidade merece todo o respeito, não só pelo carisma, mas também pelo ótimo trabalho social que tem feito na cidade, é um orgulho poder homenagear e concretizar este dia em Foz”. Disse.
Para o Sheikh Mohamad Hijazi, é uma iniciativa muito linda para o país inteiro, uma iniciativa que considera uma comunidade significativa que vive no Brasil há muito tempo. “É uma atitude de respeito, um passo abençoado da Câmara Legislativa de Foz. O Povo brasileiro é um povo respeitoso, um país mãe, que acolhe a todos como seus filhos, sem discriminação.” Ressaltou Hijazi.
Hijazi aproveitou a ocasião para sugerir a implantação de uma sala, voltada a todas as religiões, no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. “É apenas uma sugestão minha, para aquelas religiões que precisam rezar no tempo pontual, respeitando a crença de todos. Uma sala que unifique todas as orações.” Explicou.
Participou também da homenagem, representando a comunidade evangélica, Sadi Buzanello. Ele ressaltou que o conselho de pastores tem tido um convivi muito fraterno com outras religiões. “Sou casado há 33 anos com a filha de um legítimo árabe, e participar desta homenagem é um alegria.” Disse, enfatizando, “é uma comunidade muito importante para a cidade”.
Sobre a sugestão do Sheikh Mohamad Hijazi da implantação de uma sala religiosa no aeroporto, Sadi afirmou que a comunidade evangélica vai apoiar a ideia. “É necessário que exista, não só em Foz, mas em todos os aeroportos brasileiros e outros ambientes públicos . como hospital, espaços coletivos.” Finalizou.
A solenidade foi finalizada com um vídeo apresentando vários momentos de costumes, trabalhos e tradição do povo muçulmano que vive em Foz do Iguaçu.