Desde sábado, 10, embarcações da Marinha brasileira estão em ação nos rios: Iguaçu e Paraná. A ação faz parte da Operação Ágata 8, realizada em toda a extensão da fronteira terrestre brasileira com os dez países sul-americanos. O Capitão de Fragata, Alexandre Ernesto Correia Sampaio conta que são 12 embarcações, um helicóptero e mais de 40 fuzileiros navais em ação nos rios que ligam o Brasil com o Paraguai e com a Argentina.
Segundo o Sampaio, o objetivo da operação é na fiscalização de produtos irregulares. Ele explica que os militares estarão abordando outras embarcações de recreio ou de pesca, e solicitando a documentação e fazendo buscas por qualquer material irregular. “O Paraná tem uma característica muito interessante, é que as duas fronteiras, tanto com o Paraguai, assim como com a Argentina, são feitas através de rios, e só neste sentido podemos justificar a presença da Marinha na região”. Disse.
O Capital ressaltou ainda que a atividade tem sido bastante, mas nada foi apreendido até o fechamento desta matéria. “Mas isso não significa que a operação não esteja dando resultado, só no fato de não ter apreendido nada, isso significa que a criminalidade, sabendo de nossa presença, está ameaça”. Falou.
A operação continua durante a semana.