Tropas do Exército estão monitorando e fiscalizando mais de 10 mil quilômetros de fronteira, de norte a sul do Brasil. Na região Oeste e Sudeste do Paraná, as Forças Armadas montaram barreiras nas cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão e Cascavel. Segundo o Coronel Messial, do 34° Batalhão, além de armas e drogas, também já foram apreendidas mercadorias contrabandeadas do Paraguai.
“Já houve apreensão de armas e descaminho, aquele que entra no país acima da cota. A apreensão é decorrência, o bom é não entrar”, disse.
Em Foz do Iguaçu, os principais pontos de fiscalização é a Ponte Internacional da Amizade e BR 277. Homens do Exército trabalham em conjunto com policiais federais e servidores da Receita Federal.
Segundo informações do Exército, de sábado a domingo, foram apreendidos na fronteira:
– 172 Pacotes de Cigarros;
– 43 Volumes de Mercadorias Diversas (eletrônicos);
– 30 Aparelhos Celulares
– 06 Motocicletas
– 01 Veículo
– 01 Pistola de Calibre 9mm
– 20 Munições de Calibre 9mm
Segundo o site da Catve de Cascavel, um caminhão que transportava 300 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai foi apreendido na noite de domingo (11) na BR 467, em Sede Alvorada. A apreensão ocorreu por volta de 21h30 quando soldados do exército desenvolviam a Operação Ágata VIII. Segundo informações, eles faziam uma barreira quando pararam o condutor do caminhão que transportava a mercadoria ilegal. A o veículo foi carregado em Guaíra, o motorista preso em flagrante.