Na manhã deste sábado, 06, as Forças Armadas iniciaram a “Operação Ágata 8” na fronteira brasileira. Às vésperas da Copa do Mundo, o ministério da Defesa, responsável pela operação, optou por uma mobilização que envolvesse os 16.886 quilômetros das fronteiras.
Uma coletiva foi realizada para falar sobre a operação. O General de Brigada, Altair José Polsin falou sobre a presença de tanques blindados. Segundo o Ponsin, os veículos são conhecidos pelo nome “Guarani”, nome dado aos blindados sobre rodas. “Estes veículos vão participar de nossas operações e vão percorrer as faixas de fronteiras.” Disse. O General ressaltou ainda que o principal objetivo da operação é coibir as ações irregulares.
No oeste do Paraná, a 15ª Brigada da Infantaria Mecanizada, ficará responsável pelas ações. Serão mais de mil militares em emprego direto e mais de dois mil no apoio às atividades realizadas. A frente de atuação é de aproximadamente 400 Km, de Guaíra a Barracão, e foram montadas bases de comando nas cidades de Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Umuarama, Francisco Beltrão e Cascavel.
A operação terá o foco no patrulhamento, na intensificação de fiscalização de produtos controlados, atividades de inteligência e a cooperação para reprimir os crimes transfronteiriços.