Diretor de Meio Ambiente esclarece sobre corte de árvores na cidade

Por Daryanne Cintra

A Secretaria de Meio Ambiente vem realizando um trabalho efetivo de cortes e podas de árvores no município. Porém, conforme explicou o diretor da pasta, Carlos Alberto, esse trabalho tem se concentrado apenas em algumas regiões da cidade. “Atualmente nossas equipes estão trabalhando nos arredores do CTG Charrua, por conta da Fartal, na Avenida Paraná por conta do desfile de aniversário de Foz, e também em ruas e avenidas que existem semáforos”, disse Carlos.

Em contrapartida, as solicitações de supressão arbórea (corte de árvores) e podas, feitas por moradores da cidade seguem aguardando atendimento. “A demanda da secretaria é muito grande. Porém assim que terminarmos os serviços em andamento, o que deve durar pelo menos mais uns 20 dias, nós iremos retomar os pedidos protocolados na Prefeitura. É importante dizer que todas as solicitações serão atendidas”, garantiu o diretor.

Carlos ressaltou como é realizado o processo de atendimento, após um morador solicitar o corte ou poda de uma árvore. “O requerente deve ir até o setor de protocolo da Prefeitura, e fazer o pedido de serviço. Após isso, esse processo é encaminhado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e uma equipe técnicos da área irão até o local para fazer uma avaliação. O corte só realizado se a árvore oferecer risco de vida ao morador, ou se estiver causando problemas sanitários que atinjam a saúde”, disse.

O serviço de poda ou corte, desde que a árvore esteja em local público, como a calçada, deve ser feito pelo próprio município. “Na medida em que os técnicos avaliam a necessidade do corte, é emitido um licenciamento para o serviço. Esse serviço é realizado por equipes da secretaria ou pela Vital que é a empresa contratada pelo município. O prazo que temos é de 30 dias para atender a solicitação de um morador. Mas, pode demorar até 60 dias devido a grande demanda que estamos enfrentando”, esclareceu o diretor.

Toda pessoa, moradora de Foz do Iguaçu tem o direito de pedir a supressão arbórea ou a poda de uma árvore, desde que a mesma esteja em local público. Os interessados em fazer o pedido devem ir até o setor de protocolo da Prefeitura, na Praça Getúlio Vargas, 280, em frente à Câmara Municipal de Vereadores. Já as reclamações ou sugestões sobre o serviço, podem ser registradas na ouvidoria do município através do telefone 0800 450 156.

Sair da versão mobile