Começou em Mendoza, na Argentina, no dia 7 de maio e segue a sexta-feira (9), o Congresso Internacional de Parlamentares Locais, promovido pela União dos Vereadores. Participam do encontro os vereadores de Foz do Iguaçu, Darci DRM, Fernando Duso, Paulo Rocha, Marino Garcia e Rudinei de Moura.
Segundo assessoria, o congresso tem como objetivo valorizar os conselheiros no marco das novas competências que vão adquirindo nos municípios, nos diferentes países Latino americanos. São 40 palestras durante os três dias, com um único tema, “Conselheiros e seu papel na desenho de políticas públicas locais”.
Cerca de mil Conselheiros treinam, discutem e partilham conhecimentos sobre diversos temas como: Principais desafios em relação com os cidadãos, descentralização dos Governos, competências atuais e futuras, a articulação entre os legislaturas locais e de outros países Latino Americanos e os modelos associativo das organizações dos Conselheiros em diferentes países.
Além dos vereadores brasileiros, participam parlamentares da Argentina, Chile, Perú, Uruguai, Bolivia, Paraguai, Colômbia, Porto Rico e Cuba.
Devido a viagem, um Projeto de Lei de autoria do vereador Rudinei de Moura, que seria discutida nesta quinta-feira (8), precisou ser transferida para a próxima sessão da Câmara, devido a ausência do parlamentar.