O secretário de Saúde do Município, Charles Bortoli, informou nesta quarta-feira (30), que após reunião do Conselho Curador da Fundação Municipal de Saúde, foi decidida a extinção da Fundação, para que o hospital seja municipalizado e em seguida transformado em Universitário, atendendo ao curso de medicina da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila). Para isso, a atual direção foi destituída e o Conselho assumiu a administração.
Charles Bortoli, que assume interinamente a direção da Fundação, informou que os atendimentos serão mantidos normalmente durante a transição e que os funcionários serão mantidos. “Todos os cargos lá dentro de emprego serão mantidos, nenhum serviço executado pela Fundação deixará de ser exercido. A Fundação continua cuidando do Hospital Municipal até sua extinção e então o hospital passa a ser municipal ou transformado em Universitário, que é o caminho que estamos buscando desde o ano passado. Poderemos a qualquer instante coloca-lo a disposição da Unila”, disse Bortoli.
Sobre as empresas terceirizadas, o secretário informou que os contratos serão avaliados conforme orientado pela auditoria que analisou, entre junho e dezembro do ano passado, os contratos feitos pela Fundação. Após avaliação, será estudada a municipalização de cada serviço que hoje é comprado dessas empresas.
O Ministério Público também analisa os contratos feitos pela Fundação Municipal de Saúde, que passou a administrar o Hospital em junho de 2013. A investigação acontece em segredo de justiça.