O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) está alterando o sistema de atendimento telefônico em todas as suas unidades regionais. Com isso, todas as ligações feitas para as 101 Ciretransdo Estado serão automaticamente redirecionadas para a Central Telefônica do Detran. O objetivo é concentrar as respostas às dúvidas para os teleatendentes e liberar os funcionários das unidades regionais para o atendimento presencial de usuários.
A mudança começou em março de 2014 e já está em prática nas sedes do Detran em Apucarana, Arapongas, Assaí, Cambé, Cândido de Abreu, Carambeí, Cianorte, Engenheiro Beltrão, Reserva, Rolândia, Rondon, Sarandi, Cruzei do Oeste, Marilândia do Sul e Paranaguá. A previsão é que a implantação seja concluída em todo o Estado até julho deste ano.
“A intenção é aprimorar a prestação de serviços. Quem precisa tirar dúvidas por telefone será atendido por profissionais treinados exclusivamente para prestar este tipo de informação por telefone. Ao mesmo tempo, liberamos o servidor das Ciretrans para o atendimento exclusivo dos usuários que vão até o local para realizar um serviço”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Uma pesquisa feita nas unidades em que o sistema já funciona mostrou que 81% das perguntas feitas por telefone são dúvidas gerais e consultas que não precisam, obrigatoriamente, serem respondidas por funcionários da Ciretran. Mais de 94% dos servidores ouvidos disseram que a mudança melhorou o fluxo de trabalho nas unidades.
“Com este sistema, as ligações sobre temas gerais, que não têm necessidade de serem respondidas pela Ciretran, são filtradas. Assim o atendimento presencial é feito com mais agilidade e atenção”, conta a funcionária Cristiane Andrea Chalcoski, da Ciretran de Apucarana.
0800 – Todos os usuários, principalmente os moradores das unidades que ainda não se integraram ao novo modelo, podem ligar diretamente para o número 0800 643 7373, com ligação gratuita. O atendimento é 24 horas, inclusive aos sábados e domingos.
A Central Telefônica do Detran conta com 50 funcionários treinados e tem prazo de 30 segundos, em média, para atender as chamadas, evitando esperas na linha.
AEN