Por Daryanne Cintra
Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 28, na Praça do Mitre, uma mobilização envolvendo várias classes sindicais do município com o objetivo de marcar o Dia Mundial em memória às vítimas de doenças e acidentes de trabalho e Dia Mundial de segurança e saúde no trabalho. O evento promovido pela 9ª Regional de Saúde, através do Comitê Regional de Investigação de Óbitos e Amputações relacionados ao trabalho, divulgou o número de acidentes graves de 2010 até este ano.
De acordo com a 9ª Regional, foram registrados 668 acidentes graves, dos quais 39 foram óbitos, 27 casos de incapacidade parcial permanente e 06 casos de incapacidade total. Dos acidentes graves, 485 aconteceram em Foz do Iguaçu. O diretor da 9ª Regional, Ademir Ferreira destacou que são duas as situações que levam às ocorrências de acidentes. “Temos o ato inseguro onde o empregado faz algo que não deveria ser feito, colocando em risco sua própria segurança. E a outra situação é o ato de condição insegura que é quando a empresa não fornece condições necessárias de segurança para o trabalhador”, disse.
Conforme pontuou o diretor, os índices de acidentes registrados em todo o país também são bastante consideráveis. “Atualmente no Brasil a cada um minuto acontecem três acidentes de trabalho. O evento de hoje na realidade não tem nada para comemorar, mas sim para demonstrar o que acontece quando os cuidados básicos não são atendidos adequadamente. Nosso papel é conscientizar as empresas sobre os cuidados com os trabalhadores e também orientar os trabalhadores quanto aos equipamentos necessários de segurança, de acordo com cada função”.
Ainda de acordo com Ademir Ferreira, algumas medidas já estão sendo tomadas como forma de capacitar empresas e trabalhadores, a fim de diminuir os índices de acidentes. “Desde o ano passado o Governo do Estado vem disponibilizando equipamentos de informática com o intuito de serem usados para trabalhar ações que previnam esses acidentes. Todos os módulos da 9ª Regional já receberam os equipamentos e estão trabalhando juntamente com empresas e empregados para capacitar a qualidade da segurança no trabalho”, finalizou.