Militares do o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado iniciaram nesta segunda-feira (28) na aduana brasileira da Ponte Internacional da Amizade e BR 277, a Operação Dínamo II. A ação está inserida no Poder de Polícia Administrativa do Exército Brasileiro e tem como objetivo fiscalizar e conter a entrada de explosivos em território brasileiro, buscando proteger o país durante a realização da Copa do Mundo.
Os militares começaram a Operação em dois pontos estratégicos de entrada e saída de veículos em Foz do Iguaçu, abordando principalmente veículos utilitários, como vans e caminhões. A Operação Dínamo também deverá vistoriar depósitos e empresas da fronteira, além de bloqueio e controle de ruas.
Segundo o Exército, essa deve ser a maior Operação centralizada de fiscalização de explosivos já realizada no País. “O principal objetivo da Operação é evitar ou reduzir a possibilidade de que explosivos utilizados por empresas registradas, ou de origem ilícita, sejam desviados e empregados contra pessoas e estruturas, permitindo o seu uso somente por pessoas legalmente habilitadas”, informou o 34º Batalhão.
Mesmo coma a fiscalização, o trânsito de veículos entre Foz do Iguaçu e Cidade do Leste é tranquila. A Operação conta com o apoio da Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Militar e Guarda Municipal de Foz do Iguaçu.