Assessoria
Foto: Áurea Cunha
O Conselho Municipal de Cultura em Foz do Iguaçu propôs a criação de um Comitê Gestor para auxiliar no planejamento da Feira do Livro deste ano. O grupo será formado por 18 representantes atuantes em projetos culturais do município. A proposta é que o comitê tenha um caráter consultivo, baseado na participação integrada entre órgãos públicos, privados, instituições de ensino superior e entidades da sociedade civil.
Paulo Bloger que é presidente do Conselho disse que a proposta é a de tornar os projetos culturais do município mais horizontais envolvendo a participação de todos os meios. “A ideia é fazer com que outros setores possam ajudam na definição da programação da Feira, além do que já faz a Fundação Cultural. O objetivo é que o comitê seja um espaço mais compartilhado para que vários segmentos atuem de forma presente no evento”.
De acordo com a resolução do Conselho da Cultura, a Fundação Cultural terá 20 dias para publicar na imprensa oficial a composição do comitê, com os nomes indicados pelas instituições que integram o coletivo.
Em 2014, a Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu atinge a sua décima edição, prevista para acontecer no mês de setembro. No ano passado, foram dez dias de literatura, leitura, livros e arte, totalizando um público de 70 mil pessoas. Foram 150 atividades literárias e culturais gratuitas e 40 estandes comercializados às livrarias ou cedidos gratuitamente às universidades e entidades culturais da cidade.