Por Daryanne Cintra
Produtores rurais devem vacinar bovinos e bufalinos de até 24 meses, a partir do dia 1º de maio contra a febre aftosa. A campanha segue até o dia 31 do mesmo mês, e a vacinação do rebanho deve ser comprovada. O prazo para imunizar os animais vale para todos os produtores de Foz e dos municípios vizinhos. De acordo com a ADAPAR – Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, a expectativa é que mais de três mil animais sejam vacinados na região.
A comprovação da vacina deverá ser feita através do site (www.adapar.pr.gov.br). No site o produtor deverá preencher um formulário e ainda validar o procedimento de imunização dos animais através da identificação do número da vacina. Essa identificação vem na nota, quando o produtor comprar as doses para o rebanho.
A médica veterinária da ADAPAR – Caroline Fugiwara, explicou que o produtor que não vacinar o rebanho poderá ser autuado e multado. “O valor é de 112,92 reais por animal não vacinado. Por isso é importante realizar a imunização do rebanho o quanto antes, para evitar a autuação e multa”.
Caroline lembrou ainda que neste mesmo período os produtores precisam fazer a vacinação contra brucelose nas fêmeas. “O prazo é o mesmo até dia 31 de maio, e neste caso também é necessário que o produtor faça a comprovação das vacinas feitas no rebanho”, completou.