A Ponte Internacional da Amizade foi fechada por volta das 9h desta sexta-feira (25), por cerca de 500 taxistas de Cidade do Leste, que estão parados na zona primária da aduana do lado paraguaia. Uma fila de veículos foi formado nos dois lados da fronteira. Os taxistas protestam contra uma determinação da prefeitura, em limitar o número de veículos de táxis parados nos pontos da cidade. Com a medida, o restante dos táxis devem circular pela cidade e ficar em pontos mais afastados do centro, atendendo a toda a população moradora do município.
Esse é o segundo dia de manifestação. Na quinta-feira (25), uma reunião da prefeitura de Cidade do Leste acabou em tumulto e 150 taxistas fecharam a rua de acesso ao local, causando congestionamento. A Polícia Nacional informou que a entrada e saída de veículos no Paraguai está sendo interrompida a cada 10 minutos e que a manifestação não deve passar do início da tarde desta sexta-feira. Já o presidente do Sindicato de Taxistas, Herminio Corvalan, diz que o protesto continuará até que o município revogue a ordenança 009/2014.
Devido ao bloqueio, uma fila se formou na BR 277, às margens da aduana brasileira da Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu. Como o movimento de compristas nesta sexta-feira é tranquilo, não houve congestionamento.
Foto de capa – Fotógrafo Luiz Fernando Villasanti