Depois de lutar por mais de dois anos contra um câncer desenvolvido na glândula parótida, Tito Vilanova faleceu nesta sexta-feira, aos 45 anos, em Barcelona. Internado na última semana, o ex-treinador do Barcelona passou por cirurgia devido a complicações gástricas nesta quinta-feira e piorou de saúde após o procedimento. O clube catalão confirmou a informação.
Depois de ficar alguns meses longe do Barça para realizar um tratamento em Nova York, nos Estados Unidos, Tito Vilanova se desligou do Camp Nou no final da temporada 2012/13. A partir daí, o ex-técnico teve sua privacidade respeitada e informações sobre seu estado de saúde não foram divulgadas a pedido da família.
Assistente técnico de Josep Guardiola ao longe de toda a campanha à frente do Barça, Vilanova assumiu como treinador na campanha vitoriosa do Campeonato Espanhol da temporada 2012/13. Em comunicado oficial, o Barça lamentou o falecimento de seu ex-treinador e deu condolências à família.
Confira abaixo a nota:
“O FC Barcelona lamenta informar que Francesc “Tito” Vilanova Bayo (Bellcaire d’Empordà, 17/09/1968 – Barcelona, 25/04/2014) nos deixou hoje, aos 45 anos. A morte do nosso ex-treinador foi nesta tarde, pois ele não foi capaz de superar a luta contra a doença, que vem desde 2011.
O clube gostaria de expressar as mais profundas condolências à sua família, com quem compartilha desses momentos de dor, juntamente com parceiros, torcedores do FC Barcelona e de futebol em todo o mundo e dos esportes.
Pela vontade de família Vilanova por favor, respeitem o seu desejo de viver na mais estrita privacidade para momentos posteriores à morte.
Nas próximas horas, o FC Barcelona deixará à disposição um espaço na principal tribuna do Camp Nou para condolências, aberto a qualquer um que quiser mostrar afeição às memórias de Tito Vilanova.”