Nesta quarta-feira (23) agentes federais em todo o país vão paralisar suas atividades e protestar contra o Partido dos Trabalhadores (PT) pela indicação de José Eduardo Cardozo para o ministério da Justiça. Com as mãos com tintas vermelhas, simbolizando sangue, e narizes de palhaços, os grevistas criticam o PT pela indicação Cardozo como Ministro da Justiça.
A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e denunciam o sucateamento da Polícia Federal e a desvalorização dos seus servidores. Acusam, ainda o ministro da Justiça de incentivar a militarização da Segurança Pública no país indo na contramão dos planos de segurança pública criados pelo próprio PT.
Segundo as entidades sindicais, Cardozo teria priorizado o controle político das investigações, tornado a PF mais burocrática, e estaria sendo “omisso” em relação à estatística de policiais doentes. Ainda segundo as entidades, hoje se acumulam três mil cargos policiais vagos, que não são preenchidos devido ao “sucateamento da carreira”.