O Departamento de Trânsito Paraná (Detran) está qualificando 240 servidores para atuar como monitores no Sistema de Ensino a Distância (EAD) da autarquia. A capacitação ocorre até maio, nas cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina. Até o final de junho, o Detran terá 16 estúdios e 64 telessalas disponíveis para cursos interativos, em várias regiões do Estado.
“A ideia é facilitar a troca de conhecimentos e permitir que os funcionários da autarquia participem de cursos e palestras, sem precisar se deslocar até Curitiba, ou outra cidade. Podemos até mesmo abrir estes espaços para outros órgãos do governo e parceiros, como Centros de Formação de Condutores, clínicas médicas credenciadas e despachantes, por exemplo, além de cursos para condutores profissionais”, explica o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad.
As telessalas já estão sendo implantadas e funcionarão dentro das unidades do Detran. Os estúdios para gravação das aulas estão sendo instalados em Curitiba (11 unidades) e nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá e Ponta Grossa.
De acordo com o coordenador de educação para o trânsito do Departamento, Juan Ramon Soto Franco, a capacitação dos profissionais e uso de novas tecnologias vão aumentar a capacidade de prestação de serviços do Detran no Estado. “É uma avanço e uma economia com transporte, pagamento de diárias e hospedagem”, lembra.
Segundo Franco, as aulas à distância podem formar condutores especializados, como motoristas de ambulância, motofretistas e taxistas, qualificar funcionários e abrir espaço para ações de sensibilização de equipes e trabalhos educativos. “Vale reforçar que o Sistema de Ensino a Distância não está sendo implantado para atender aos cursos de reciclagem para condutor infrator”, diz ele.
MONITORIA: O curso de monitoria é dirigido aos funcionários do Detran que não têm formação de instrutor de trânsito e que, portanto, não estão ministrando cursos na autarquia. A capacitação dos servidores não tem custo e, após a conclusão, o aluno receberá certificação permitindo atuar na área habilitada.
As funções dos monitores serão: preparar as telessalas, auxiliar o professor que transmite as aulas por vídeo conferencia e auxiliar os alunos durante a apresentação das matérias, que acontecem em tempo real.
AEN