Com 15 dias de atraso o Paraná recebeu do Ministério da Saúde nesta quarta-feira (16), em torno de 1,8 milhão de doses da vacina contra a gripe para a campanha de vacinação que começa no próximo dia 22. A secretaria estadual da Saúde já organizou a estratégia de distribuição das vacinas, mas, em virtude do atraso na entrega e do feriado prolongado, é possível que alguns municípios ainda não tenham recebido as doses até a próxima terça-feira (22), no dia do início da campanha.
Cinco regionais receberam a doses, as demais já foram avisados desta mudança na logística e orientados a buscarem as doses nas regionais para agilizar o processo de distribuição. A regional de Foz do Iguaçu já recebeu as doses da vacina e seguirá o calendário normalmente. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, no sábado (26), dia “D” de vacinação, todas as unidades já estarão abastecidas para atender a população. A campanha segue até o dia 9 do mês que vem.
Público
Podem tomar a vacina contra a gripe nas unidades de saúde crianças entre seis meses e quatro anos, gestantes, mulheres em pós-parto até 45 dias, indígenas, idosos, doentes crônicos, trabalhadores da área da saúde e a população privada de liberdade. A expectativa é que 2,9 milhões de paranaenses recebam a vacina durante a campanha. As doses estarão disponíveis em mais de 2,5 mil postos e unidades básicas de saúde do Paraná. Por isso, todas as pessoas que se vacinaram em 2013 devem receber a dose novamente.