O feriado prolongado de Páscoa e de Tiradentes, de 18 a 21 de abril, deve trazer 11 mil visitantes aos atrativos da usina e celebrar um novo recorde de visitação no Complexo Turístico Itaipu (CTI) para o período.
A coincidência, este ano, dos três dias do feriado de Páscoa (sexta, sábado e domingo) com o Dia de Tiradentes (segunda-feira) deve ajudar nesse sentido. A previsão é da coordenação do CTI.
Segundo o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jaime Nascimento, este deverá ser “o feriadão com o maior movimento na história de Foz do Iguaçu”.
O movimento nos quatro dias na Itaipu deve superar os números do último carnaval, quando a usina recebeu mais de 10.800 pessoas, e também o do mesmo período da Páscoa do ano passado, quando passaram pela hidrelétrica 7.621 turistas.
Para atender ao público, o CTI colocará 20 horários extras para a Visita Panorâmica, a mais procurada pelos turistas. O Circuito Turístico Especial, que permite uma incursão dentro da usina e da barragem, terá dois horários extras por dia.
O Polo Astronômico funcionará excepcionalmente na segunda-feira (21). Neste dia, Ecomuseu e o Refúgio Biológico Bela Vista estarão fechados. Para ver todos os atrativos e horários, acesse www.turismoitaipu.com.br/ ou ligue para 0800 645 46 45.
Parque Nacional do Iguaçu
Já no Parque Nacional do Iguaçu (PNI), a previsão é de 35 mil visitantes durante o feriadão de Páscoa. Para atender a demanda, o atrativo abrirá mais cedo nos dias de maior movimento, com reforço de funcionários e aumento da frota de ônibus.
Na sexta e sábado (18 e 19), o parque funcionará das 8h às 17h, abrindo uma hora mais cedo. Nos demais dias do feriado prolongado, o horário de abertura voltará ao normal, às 9 horas. Serão cinco ônibus extras, no sábado, e três, no domingo.
Destino em alta
Os dois feriados também impulsionaram a ocupação hoteleira em Foz do Iguaçu e região. Segundo pesquisa do realizada pelo Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), 92% dos leitos estão reservados. A taxa também é superior à dos últimos anos: 86% em 2013; 81,% em 2012 e 90% em 2011. Foz possui 189 meios de hospedagem, com um total de 27 mil leitos.
A escalada da procura turística é confirmada pelos dados da Infraero, que anunciou o melhor trimestre da história do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. De janeiro a março, houve 424.630 embarques e desembarques no terminal, 9,08% a mais do que no mesmo período de 2013.
JIE