Na noite de terça-feira, 15, aconteceu na Câmara de Vereadores, em Foz do Iguaçu, a audiência Pública sobre políticas públicas voltadas à juventude. Proposta pelo vereador Luiz Queiroga, o encontro teve como objetivo discutir temas que envolvem jovens como: a carências de espaços públicos, tratamento de dependência química, ações que auxiliam e estimulam os jovens.
Outro assunto debatido na audiência foi a implantação do Fundo Municipal de cultura e redução da maioridade penal. Durante a reunião, jovens puderam participar tirando dúvidas e compartilhando ideias. Sobre este assunto, Presidente do Rotact M´boicy, Renan Ferreira, questionou o posicionamento dos vereadores em relação à redução da maioridade penal. “Em nenhum momento, nesta casa, foi tocado no assunto. Já passou da hora de Foz do Iguaçu se manifestar, espero que em favor da não redução da maioridade penal”.
Delegado da delegacia de homicídios em Foz, Marcos Araguari, também falou sobre o tema. Segundo o delegado, Foz do Iguaçu caiu da 15ª para a 35ª posição em relação ao número de homicídios no Brasil. “É uma conquista de toda a sociedade, não só da polícia, das entidades e do governo, mas de todos. Em 2004 a e 2005 tivemos um registro de 256 mortes/ano, em 2006 tivemos 328 homicídios/ano, e agora conseguimos reduzir em 20 posições esses indicadores”. Ressaltou.
Para o Vereador Luiz Queiroga, a audiência foi um passo a mais na aproximação entre a juventude e a política, “um debate de alto nível e de extrema relevância”. Enfatizou. O vereador ainda disse que já encaminhou um projeto na Câmara para estabelecer os grêmios estudantis nas escolas.
A próxima audiência pública já tem data marcada. O encontro será no próximo dia 03 de junho, na Câmara de Vereadores. Toda a juventude está convidada.