Duas grandes operações da Polícia Militar do Paraná e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com a PM, cumpriram nesta sexta-feira 76 mandados de prisão e busca e apreensão. Além da prisão de 30 pessoas, as ações resultaram na apreensão de 29 máquinas caça-níqueis, quase um quilo de pasta-base de cocaína, além de armas e outras drogas. As operações tiveram como objetivo tirar de circulação foragidos da justiça e combater o tráfico drogas e armas e, também, os jogos de azar.
A megaoperação “Miragem” foi deflagrada pela Polícia Militar em Curitiba, Região Metropolitana, no Litoral e Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, e cumpriu 26 mandados de busca e apreensão e 30 de prisão. Vinte e três pessoas foram presas, quatro delas em Curitiba, com um flagrante.
Além desta operação, em paralelo, o Gaeco, em parceria com a PM, realizou outra operação, somente em Curitiba, para o cumprimento de 20 mandados de prisão e de busca e apreensão. Nove pessoas foram presas e 29 máquinas caça-níqueis foram apreendidas.
“Esse tipo de ação, culminando em prisões e apreensões, ocorrerá de forma contínua, demonstrando a efetividade das forças policiais do Paraná”, destaca o secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher. A ação de hoje faz parte do grupo de operações que estão sendo realizadas por determinação do secretário de intensificação da atuação nas ruas.
“A Polícia Militar já tem obtido excelentes resultados em operações e no trabalho rotineiro de nossos policiais. Com este tipo de ação realizada hoje esperamos trazer ainda mais tranquilidade à população do Estado”, disse o subcomandante-geral, coronel Péricles de Matos.
As ações da operação “Miragem” foram realizadas por 205 policiais militares integrantes do 6º Comando Regional (6º CRPM – Região Metropolitana e Litoral), do 1º Comando Regional (1º CRPM – Curitiba), do 14º Batalhão da PM (Foz do Iguaçu), das Agências de Inteligência e do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Destas unidades também estão sendo aplicadas as Rondas Ostensivas de Natureza Especial – Rotams.
Em Foz do Iguaçu, as atividades foram iniciadas às 6h por equipes do Serviço Reservado (P2) e do Pelotão de Choque do 14° Batalhão de Polícia Militar, pertencente ao 5º Comando Regional da PM. Nada foi encontrado nos locais de cumprimento dos mandados de busca e apreensão.
LITORAL – No Litoral, as investigações começaram em agosto de 2013 e resultaram, nesta sexta-feira (11), no cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Judiciário – 14 em Paranaguá, dois em Pontal do Paraná e dois em Matinhos.
Os mandados resultaram na prisão de pessoas e na apreensão de duas armas de fogo calibre 38, 30 gramas de maconha, 5 gramas de cocaína e seis buchas de crack. Um dos presos, Fernando César Dias da Silva, recebeu a equipe do Bope a tiros, mas foi preso sem ferimentos.
CURITIBA – No bairro Umbará, na Capital, em um dos locais de cumprimento de mandados, foram presos dois homens, um de 24 anos, que já tinha passagem por roubo, e outro de 23 anos, que não tinha passagem pela polícia, mas foi preso em flagrante com buchas de crack e cocaína.
Neste local foram apreendidas 942 gramas de pasta base de cocaína em tablete, R$ 1.510 em dinheiro, uma balança de precisão, três aparelhos celulares, uma bucha de cocaína e outra de maconha. O material estava escondido dentro de um exaustor na cozinha da casa.
REGIÃO METROPOLITANA – Em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, também foi cumprido um mandado de busca e apreensão, mas nada foi localizado. No entanto, um homem que estava com mandado de prisão preventiva foi preso e encaminhado à delegacia da cidade.
Em Pinhais, no Jardim Weisópolis, um homem foi encaminhado à delegacia da cidade devido a um dos mandados. Os policiais chegaram ao local e encontraram uma casa com câmeras de segurança e grades nas portas, mas foi feito um cerco e homem acabou preso.
AEN