O programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou neste domingo (13) o penúltimo episódio da série Educação.DOC, que mostrou um “raio X” da educação pública no Brasil. Durante um mês foram apontadas as piores infraestruturas e resultados de escolas do país, mas também ressaltou os bons exemplos no ensino fundamental. As cidades de Sobral, no Ceará, e Foz do Iguaçu, no Paraná, foram os destaques de como conseguir bons resultados na educação infantil.
Para chegar até as duas cidades, o Fantástico levou em conta o resultado do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2011, quando a escola iguaçuense Santa Rita de Cássia, recebeu nota 8.6, a maior do país.
Para ilustrar o exemplo, foram entrevistados alunos, pais de alunos e professores, além da ex-secretária de Educação de Foz do Iguaçu, Joane Vilela, que lembrou a aproximação do município às escolas para que o resultado fosse possível. Acabar com o abandono escolar foi uma das medidas tomadas na cidade paranaense, onde uma equipe foi criada para acompanhar os alunos em casa.
Com narração do ator Wagner Moura, a reportagem salientou como os municípios de Foz e Sobral, de realidades completamente diferentes, conseguiram o mesmo resultado, de formas diferentes.
Reportagem do Fantástico:
“Na série Educação.doc, o Fantástico mostrou duas cidades que estão dando exemplo na educação pública. Foz do Iguaçu, no Paraná, e Sobral, no Ceará, surpreenderam no principal índice de qualidade de ensino. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um sistema nacional de avaliação que foi criado em 2007. Ele permitiu um raio-x de cada escola pública do país.
O resultado foi muito ruim: 25% dos alunos da 4ª série não sabem ler direito e apenas metade dos alunos do país chegam ao final do Ensino Médio. Esse mesmo sistema de avaliação, que mostrou que a educação brasileira está muito mal, também revelou dois municípios que estão surpreendendo com as melhores notas no Ideb. Um é Foz do Iguaçu, no Paraná, e o outro é Sobral, no Ceará.
Foz do Iguaçu se destacou nacionalmente por ter uma rede de escolas públicas de alta qualidade. Sobral, no interior do Ceará, concentra o maior número de escolas públicas de qualidade em todo o país.
Os dois municípios conseguiram de formas muito diferentes os maiores índices do Ideb. Para isso, além de excelentes resultados nas provas, eles tiveram que reduzir o abandono escolar”.