Os reitores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e da Universidad Nacional del Este (UNE) assinaram, nesta quarta-feira (9), convênio marco de cooperação. O acordo permitirá transferência de conhecimentos com base em ações relacionadas a ensino, pesquisa, extensão, administração universitária e capacitação de recursos humanos, incluindo o intercâmbio de docentes, estudantes e técnico-administrativos entre as duas instituições. A solenidade ocorreu no campus da Faculdade Politécnica da UNE, em Ciudad del Este, Paraguai.
Estão entre as possibilidades do acordo realizar intercâmbio de professores em projetos de pesquisa ou extensão, assim como propostas conjuntas de programas de pós-graduação nas áreas de interesse equivalentes. Para o reitor da UNE, Víctor Alfredo Brítez Chamorro, há muitos pontos em comum entre as universidades, como o fato de serem duas instituições jovens e, por isso, têm a oportunidade de romper paradigmas, de fazer diferente. “Pela proximidade, temos a responsabilidade de procurar respostas à solução de problemas semelhantes apresentados pela sociedade”, disse.
O reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho lembrou que a UNILA tem como missão a integração da América Latina, e isso tem que começar pelas instâncias mais próximas. “Vemos um imenso campo de colaboração entre as duas universidades públicas dos dois países vizinhos. É preciso desenvolvermos programas de trabalho com projetos que permitam a integração para além da fronteira”, pontuou.
Antes da assinatura do convênio, a comitiva da UNILA visitou as instalações da Faculdade Politécnica, formada por laboratórios e salas de aula, onde são desenvolvidos quatro cursos: Engenharia Elétrica, Engenharia de Sistemas, Turismo e Análise de Sistemas. A UNE tem 21 cursos de graduação e seis cursos de pós-graduação.
Participaram da solenidade os pró-reitores de Relações Institucionais e Internacionais, Gisele Ricobom, de Graduação, Marcos Xavier, de Pesquisa e Pós-Graduação, Jayme Benvenuto, e o secretário de Comunicação Social, Anderson Andreata. Por parte da UNE, participaram o vice-reitor, Gerónimo Manuel Laviosa, o decano da Faculdade Politécnica, Eustaquio Alcides Martínez, e demais autoridades da Universidade.
Unila