O Foz Cataratas/Smel/Uddefi Sub-15 disputa neste final de semana, entre os dias 11 e 13 de abril, o quadrangular final da Taça Paraná de Futsal. AABB/Curitiba é a equipe patrocinadora da etapa, Colégio São Francisco Xavier e Colégio Londrinense também estão na disputa pelo título de Campeão Paranaense 2014.
Os meninos de Foz do Iguaçu vêm fazendo uma belíssima campanha até aqui na competição estadual. Nas três etapas disputadas, a equipe venceu sete partidas, empatou uma e perdeu apenas uma. No total, o Foz Cataratas marcou 29 gols. Leonardo Griggio, com 12 gols, é o artilheiro do campeonato. Com apenas sete gols sofridos, Schumacher se destaca como o melhor goleiro da competição.
O capitão do time, Leonardo Griggio, comemora o bom desempenho do time no Paranaense deste ano, ele explica que em outras oportunidades a sua categoria se preparou, mas nunca tinha conseguido chegar às finais. “Este ano tivemos o apoio importante do Foz Cataratas, que nos deu a tranquilidade necessária para treinos e viagens. Entramos em quadra com a mesma camisa do time adulto, vestimos ela com muito orgulho”, disse Griggio, que confessou o sonho de um dia chegar ao time profissional, “trabalho todos os dias em busca desse meu objetivo”.
A união dos pais e atletas é um dos pontos fortes da categoria sub 15. Duas mães se destacam na missão de manter o grupo unido. Bernardete Rafagnim é a mãe do Evandro “Peixe” e Fátima Feitosa, mãe do Pedro Augusto, não medem esforços para ajudar na organização dos treinos, documentação para viagens, ou mesmo nas caronas para os colegas dos filhos. Sempre dispostas, elas sabem que sem esse envolvimento dos pais fica muito mais difícil para as coisas acontecerem de forma positiva.
“Estamos vivendo um momento mágico. Nossos filhos estão felizes demais com a conquista desta vaga na final. Isso compensa todos os sacrifícios realizados pelos pais”, afirmou Fátima. Para a veterana das quadras Bernardete, que também é mãe do goleiro Henrique (atulamente no Cyagim Maringá), o apoio do Foz Cataratas é fundamental para o sucesso deste time. “Nestes anos todos, sempre os pais arcavam sozinhos com custos altíssimos de transporte e taxas. Hoje podemos torcer sem tantas preocupações”, comemora a mãe.
Um dos principais responsáveis pelo bom desempenho do time é o treinador Rogério Makanaky, que mesmo tendo começado os treinamentos quando faltavam apenas 20 dias para o início do Paranaense, conseguiu passar um sistema de jogo simples e eficaz ao grupo de jogadores. “Senti, desde o primeiro momento, que este time sabia o que queria e até onde podia chegar. Hoje, eu tenho 100% de certeza que podemos conquistar esse título, temos total confiança no potencial desses meninos”, afirmou Makanaky.
Foz do Iguaçu é representada na Taça Paraná pelos seguintes jogadores: Schumaker, Evandro “Peixe”, Guilherme Blau, Betão, Rayan, Léo Griggio, Kevin, Jardel, Osmarzinho, Patrick, Ricardinho, Caio e Pedro.
A delegação do Foz Cataratas/Smel/Udeffi sub 15, composta por atletas, comissão técnica, familiares e amigos, sairá de Foz do Iguaçu na noite desta quinta-feira com destino a capital do Estado. O primeiro jogo da equipe no quadrangular final acontecerá na noite de sexta-feira, contra o Colégio Londrinense.
Assessoria