O Procon de Foz do Iguaçu- Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, está disponibilizando na página da prefeitura a pesquisa com o preço dos ovos de Páscoa das principais marcas comercializadas na cidade. O levantamento foi realizado entre os dias 1º. e 2 desse mês, nas sete maiores lojas e supermercados do município. A maior variação encontrada foi de 62,78%, no ovo de chocolate Serenata de Amor ao leite, de 130 gramas, da marca Garoto. O produto é encontrado a venda por valores entre R$ 12,99 e R$ 7,98.
A pesquisa traz o preço dos ovos de chocolate e também das caixas de bombons. O objetivo é ajudar os consumidores que estão a procura dos chocolates nesses poucos dias que antecedem a Páscoa. O levantamento foi realizado nas lojas Americanas, Havan, supermercados Big, Líder, Super Muffato, Muffato Max e Super Max. O consumidor pode consultar o preço praticado nesses estabelecimentos , ver a comparação entre o menor e o maior preço e ainda a variação dos valores entre 2013 e 2014. É só acessar a página da prefeitura no www.pmfi.pr.gov.br, clicar no ícone utilidades, em seguida clicar em Procon e pesquisas 2014.
As marcas de ovos de Páscoa pesquisadas foram Arcor, Ferrero Rocher, Lacta, Garoto, Nestlé. É possível constatar que houve uma grande variação nos valores desses produtos entre o ano passado e essa Páscoa. Na marca Arcor a maior foi no ovo de Páscoa Minnie, de 150 gramas, 22,33%. No Ferrero Rocher, de 250 gramas, a variação foi de 27,97%; Na marca Lacta, o Bis Meio a Meio, de 318 gramas, teve um aumento de 24,36%; O Serenata de Amor coração, 360 gramas, da marca Garoto, variou em 27,56%. Da Nestlé, o ovo Sulflair, de 400 gramas, teve uma variação de 7,98%. Já nas caixas de bombons, a maior variação entre a Páscoa passada e essa, foi de 12,61%, encontrada na embalagem Grandes Sucessos da Lacta.
De acordo com o diretor do Procon Foz, Sérgio Barros da Silva, “para economizar nessa Páscoa, a principal dica é aquela que vale para a compra de todos os produtos, pesquisar. Nosso levantamento mostra as grandes variações entre um estabelecimento e outro. As lojas e supermercados pesquisados anteciparam também, que nos próximos dias, mais perto da Páscoa, haverá promoções”, informou o Sérgio Barros.
O diretor também alerta sobre outros importantes cuidados na hora de comprar o chocolate de Páscoa. O consumidor deve preferir sempre as lojas e supermercados e não os ambulantes, porque os produtos de chocolate devem estar acondicionados a uma temperatura de 18 graus centígrados.
Quando houver brinquedo no interior do produto, o cliente deve verificar se a embalagem traz o selo do Inmetro e ainda a idade recomendável. É indicado ainda que os pais abram o ovo de Páscoa para o filho retirando o brinquedo para que a criança não confunda e engula o brinquedo, o que pode trazer transtornos.
No caso das promoções anunciadas em folhetos e outras mídias, o estabelecimento é obrigado a vender no preço divulgado, mesmo que tenha que renovar o estoque. Verifique ainda as condições das embalagens, no ano passado a Vigilância Sanitária recolheu produtos que não estavam bem fechados o que permitiu a entrada de larvas de alguns insetos.
Atenção ainda na compra do ovo light e diet, existem diferenças entre os dois produtos. O diet não contém açúcar e leva adoçante, indicado para quem tem diabetes, por exemplo. Já o light tem açúcar, mas a adição é em menor quantidade, comparado ao chocolate normal. Evite também comprar chocolates amassados ou quebrados, que podem comprometer , não só a aparência, mas a qualidade da mercadoria.
Procon