A partir deste mês de abril, os candidatos à primeira habilitação, alteração e inclusão de categoria da Carteira Nacional de Habilitação, reciclagem e cursos especializados de direção não terão que assinar lista de presença para comprovar frequência nas aulas realizadas nos Centros de Formação de Condutores do Paraná. A presença será comprovada com o uso da biometria que captura as imagens da impressão digital..
De acordo com as estimativas do Detran, as 927 autoescolas paranaenses chegam a usar uma tonelada de papel por dia nas listagens. Por ano, são consumidas mais de 6,2 milhões de folhas. Para o presidente do Sindicato dos Proprietários de Centro de Formação de Condutores do Paraná, Justino Rodrigues Fonseca, a iniciativa refletirá nos aspectos profissionais e também ambientais, reduzindo o custo operacional, além de fazer bem ao meio ambiente.
Os Centros de Formação de Condutores que optarem pela não impressão das listas deverão, obrigatoriamente, proceder o arquivamento eletrônico da mesma em um computador, salvando-a em PDF no período de 72 horas antes e 10 horas após o início das aulas, para o caso de problemas na captura biométrica. Em caso de instabilidade do sistema ou da internet e falta de energia elétrica, as autoescolas farão a impressão das listas de frequência, assim como às coletas de assinaturas dos alunos e instrutores no momento da realização das aulas.