Aberto o edital de licitação para o transporte escolar em Foz

[wp_bannerize group=”detalhe-noticia”]

A prefeitura de Foz do Iguaçu lançou o edital de licitação para o transporte escolar dos estudantes das redes municipal e estadual, e alunos portadores de necessidades especiais. A prefeitura realizará esta licitação de maneira eletrônica. A abertura e avaliação das propostaS acontece na quarta-feira, dia 16, às 09 horas. Segundo a nota no portal da prefeitura, vence a empresa que realizar o serviço pelo menor preço atendendo a todas as especificações do edital. O contrato será de 24 meses.

Segundo Educando, Marcelo Bernardo da Silva, coordenador do Departamento de Assistência, “nessa licitação houve uma otimização de rotas, onde foram aditivadas quilometragens em rotas já existentes e incluídas dez novas rotas. Passamos de 27 para 37 rotas distribuídas em todo o município, ampliando os atendimentos e atendendo localidades que não eram assistidas pelo transporte escolar”, informou Marcelo da Silva.

A licitação na modalidade pregão reúne empresas cadastradas no web site da prefeitura. A abertura e avaliação das propostas acontecem numa sala de bate-papo. Inicia-se com a fixação da menor proposta. A partir disso o pregão ocorre como uma espécie de leilão, onde os participantes oferecem o menor e é esse critério que vai definir o vencedor.

Está previsto nessa licitação que a empresa participante disponibilize ônibus com tempo de vida útil de no máximo dez anos. Também serão necessários veículos equipados com ar condicionado, plataforma de elevação para cadeiras de rodas, bancos adaptados com cinto de segurança especial e todas as exigências do transporte especializado para portadores de necessidades especiais.

Atualmente são 201 alunos nessas condições que usam esse transporte.  Entre três e quatro desses veículos irão atender a Associação Cristã do Doente e Deficiente – ACDD , outros dois serão destinados a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.

O transporte escolar em Foz do Iguaçu atende atualmente a 336 estudantes da rede municipal e 1.526 da rede estadual. São alunos residentes em novas áreas habitacionais ou locais onde as unidades de ensino não possuem vagas.

A oferta do transporte escolar ocorre nos três turnos manhã, tarde e noite. Os estudantes levam em média meia hora de deslocamento de casa até a instituição de ensino. O objetivo é garantir às crianças e adolescentes do ensino fundamental acesso à escola, um transporte gratuito com segurança e qualidade.  O funcionamento do transporte só é suspenso durante o período de férias em julho, e depois em dezembro e janeiro.

 

Sair da versão mobile