O Iate Clube Lago de Itaipu (Icli) promove nos dias 5 e 6 de abril, sábado e domingo, o segundo evento do ano do Projeto Velejar é Preciso – projeto de responsabilidade social do clube, com patrocínio da Itaipu Binacional e participação de crianças da rede pública de ensino.
Vinte e quatro crianças (12 duplas) participam da competição estimada em 23 regatas. A previsão é de que cada regata tenha 15 minutos. A disputa será organizada pelo sistema de “eliminatória dupla”, ou seja, fica eliminada a dupla que perder duas regatas. No sábado (5/4) acontecem as primeiras regatas e no domingo (6/4) as regatas finais para a disputa do 1º, 2º e 3º lugares.
A raia de competição será montada em frente ao Icli, no Lago de Itaipu, permitindo que sócios e convidados possam acompanhar de perto as regatas. De acordo com o velejador Allan Godoy, coordenador do Projeto Velejar é Preciso, a competição não seguirá os moldes tradicionais de uma regata de barco à vela. “A regata em dupla consciente em uma disputa onde o trabalho em equipe da dupla será fundamental. O objetivo não é vencer individualmente, mas ajudar o seu companheiro a não ficar na última posição”, afirma Godoy.
Em cada largada competirá dois barcos de uma dupla contra dois barcos de outra dupla. Vence a regata quem não deixar seu companheiro chegar no quarto lugar (último). A Regata em Dupla promovida pelo Icli tem o objetivo de aprimorar a técnica e a velocidade das manobras dos alunos do Projeto Velejar é Preciso, além de trabalhar o espírito de equipe das duplas e a liderança.
Projeto Velejar é Preciso – Desde o ano passado, 120 crianças e jovens participam das aulas teóricas e práticas do Projeto Velejar é Preciso desenvolvido pelo Iate Clube Lago de Itaipu com o patrocínio da Itaipu Binacional. É uma nova fase do projeto que começou em 2001 e já proporcionou uma formação cidadã para mais de 400 crianças, algumas delas viviam em condições de risco. O convênio assinado, em dezembro de 2013, com a Itaipu Binacional garante o repasse de recursos ao Projeto Velejar é Preciso até dezembro de 2014.
Por Assessoria