O decreto que regulamenta a criação da Rede Estadual de Direitos Animais (REDA) foi assinado pelo governador Beto Richa. A Rede será responsável pela elaboração e implantação da política estadual de direitos dos animais no Paraná. A medida alcança todo tipo de animal, mas principalmente os domésticos, como cães e gatos, e os domesticados, como cavalos, porcos, cabras e coelhos. Para garantir a eficiência na aplicação da Lei serão criadas 12 células regionais. Uma delas será instalada em Foz do Iguaçu.
No ano passado, o governo estadual promoveu seminários regionais para ouvir a população e os setores envolvidos com a proteção de animais no Paraná. A previsão é que no orçamento do próximo ano sejam destinados recursos financeiros para apoiar campanhas e entidades que combatam a violência e a exploração de animais.
O decreto prevê as criações do Conselho Estadual de Direitos Animais, órgão deliberativo e fiscalizador da Política Estadual de Direitos Animais, e do Fórum de Direitos Animais que será constituído por pessoas, grupos ou instituições representantes do terceiro setor, comprometidos com os Direitos Animais no Paraná. A coordenação da Rede será de responsabilidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.