Por Daryanne Cintra
O serviço de atendimento prestado pelo Albergue Noturno em Foz do Iguaçu já está normalizado. A entidade voltou a atender na última terça-feira, 1º. Com a retomada do serviço, a direção anunciou que no dia 12 de abril será realizado um Bazar Beneficente, com mercadorias doadas pela Receita Federal. As vendas serão das 08h seguindo até às 17h, na própria entidade.
O diretor do Albergue, Carlos D’Andréa explicou os fatores que levaram para a decisão de reabertura da casa. “Nós vamos elaborar um novo projeto sobre as necessidades da casa até o mês de junho, quando haverá uma chamada pública. Só então vamos definir com bastante clareza as atividades e os recursos que precisamos. E, para que possamos estar habilitados à chamada, precisamos manter a entidade aberta e funcionando. Até lá, vamos continuar recebendo o recurso do município de R$2.475 reais”.
Embora haja implicações legais para a participação do Albergue na chamada pública prevista para junho, Carlos ressaltou que duas doações foram de extrema importância para a retomada das atividades. “Recebemos mercadorias da Receita Federal, e com as doações vamos promover o bazar. Cremos que com isso teremos recursos suficientes para nos mantermos por um tempo. Além disso, recebemos uma doação através da Itaipu, de uma empresa prestadora de serviços, que nos ajudou a saldar algumas dívidas e salários”, contou.
Com relação aos dias de atendimento, Carlos disse que o Albergue atenderá apenas de segunda à sexta-feira. “Estamos com uma equipe reduzida de colaboradores e não podemos prestar o serviço 100% como antes. Por isso no final de semana não iremos atender”. Por mês a entidade atende em média 700 a 800 pessoas.